Detalhe da Noticia


GNR resgata 56 migrantes na Grécia

Militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC), que se encontram destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia (Poseidon Rapid Intervention), resgataram durante a madrugada de ontem, dia 5 de maio, em Chios - Grécia, uma embarcação de recreio com cerca de sete metros, com 56 pessoas a bordo, entre elas dez crianças e 15 mulheres.

Este resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo que estava a ser realizada pela embarcação da UCC, tendo os militares recebido uma comunicação da Guarda Costeira Helénica a reportar a presença de uma embarcação junto à fronteira com a Turquia em direção às águas gregas.  

Após a abordagem da embarcação, esta recusou-se a parar, tentando a fuga. Os militares encetaram um acompanhamento, continuando a dar ordens para que a embarcação desligasse o motor, tendo-o conseguido após uma hora de deslocamento contínuo a alta velocidade.

As pessoas foram então socorridas e transportadas para o porto de Chios, tendo sido entregues às autoridades locais em segurança.

Para efeito de divulgação, poderão ser usadas as imagens recolhidas pelos militares da UCC durante a operação de salvamento, que se disponibilizam no link: https://goo.gl/Ulr8mt.

A GNR participa nesta operação da FRONTEX, com 11 militares, um semirrígido e uma viatura de controlo de costa, na ilha grega de Chios desde o dia 1 de abril até ao dia 31 de agosto de 2016.

O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar, tendo na participação desde o dia 1 de abril deste ano, registado os seguintes resultados:

•      175 migrantes ilegais detetados;

•      148 pessoas socorridas;

•      1 018 milhas náuticas percorridas.

 



06-05-2016 00:00:00