Na zona da Trafaria e Samouco foram efetuadas várias ações de fiscalização direcionadas para a apanha, controlo do transporte e comercialização de bivalves.
Durante a ação de fiscalização, na zona da Trafaria, os militares detetaram que o infrator não se encontrava licenciado para a prática de apanha de bivalves nem se fazia acompanhar do documento de registo obrigatório aquando do seu transporte, tendo sido apreendidos 470 quilos de amêijoa.
Na zona do Samouco foi detetada uma viatura comercial a efetuar o transporte de 250 quilos de amêijoa, na qual o condutor não se fazia acompanhar do documento de registo obrigatório aquando do seu transporte, tendo os bivalves sido apreendidos.
Na lota de Sesimbra foram efectuadas várias fiscalizações com o objetivo de detetar infrações relacionadas com a pesca profissional e captura de espécies proibidas.
Durante a fiscalização a várias embarcações foi apreendido um total de 417,5 quilos de várias espécies de tubarão de profundidade cuja pesca se encontra proibida, nomeadamente 180 quilos de carocho, 90 quilos de sapata e 147,5 quilos de lixa.
Foram identificados os infratores e elaborados os respectivos autos de contra-ordenação.
Os bivalves por se encontrarem vivos foram devolvidos ao seu habitat natural e o pescado foi doado a uma instituição de solidariedade social.