Detalhe da Noticia


GNR no United Nations Chiefs of Police Summit

O Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), Tenente-General Manuel Mateus Costa da Silva Couto, estará presente até dia 4 de junho, no United Nations Chiefs of Police Summit - ONU, em Nova Iorque.

Este evento, presidido pelo Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Dr. Ban Ki-moon, que tem como enfoque as polícias ao nível mundial, constitui-se de particular importância e relevância para a segurança. De um modo geral, foram apresentadas linhas de orientação da política de contribuição de meios de Polícia para as operações de paz. Apresentou-se ainda a evolução do empenhamento das polícias e o seu papel nas missões da ONU, caracterizaram-se as ameaças globais atuais e emergentes, como seja o terrorismo e a criminalidade organizada e discutiram-se as preocupações com a segurança, existindo ainda a oportunidade de cada país apresentar o seu ponto de vista em dois painéis temáticos: o primeiro que versou os desafios para com a criminalidade global e as operações de paz, onde Portugal, estando representado pela GNR e pela Polícia de Segurança Pública, fez a sua intervenção intitulada “All countries can embrace global challenges” e o segundo sobre os desafios, oportunidades e profissionalismo da polícia ao serviço da ONU.

 

A GNR empenhou em missões da ONU, desde 1995, 2231 militares em forças constituídas e ao nível de participações individuais 182. A legitimidade da atuação dos militares da Guarda na execução das missões, assumida pelas populações e instâncias governamentais dos países auxiliados, constituem uma motivação Institucional e reforçam o papel de Portugal no esforço para a paz mundial.

A entrevista do Comandante-Geral da GNR pode ser consultada em http://goo.gl/ao7MCu.



03-06-2016 00:00:00