A utilização destes dispositivos reduz a ocorrência e/ou gravidade de lesões sofridas pelos ocupantes de uma viatura em caso de acidente de viação, pelo que a GNR tem dado particular atenção à ações de prevenção e fiscalização desta matéria.
Em 2016, foram registadas até à data cerca de 19 mil infrações, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 26% em relação a 2015 (mais de 24 mil), repartidas do seguinte modo por distritos:
Distrito |
Excessos 2015 |
Excessos 2016 |
Aveiro |
2 236 |
2 069 |
Beja |
534 |
371 |
Braga |
2 841 |
2 003 |
Bragança |
598 |
370 |
Castelo Branco |
530 |
477 |
Coimbra |
1 330 |
966 |
Évora |
339 |
269 |
Faro |
1 436 |
1 368 |
Guarda |
482 |
461 |
Leiria |
1 459 |
1 478 |
Lisboa |
2 231 |
1 460 |
Portalegre |
294 |
192 |
Porto |
4 301 |
3 567 |
Santarém |
1 256 |
998 |
Setúbal |
1 569 |
1 023 |
Viana do Castelo |
979 |
592 |
Vila Real |
892 |
469 |
Viseu |
1 043 |
737 |
TOTAL |
24 350 |
18 870 |
Esta operação, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.
Sendo a não utilização dos sistemas de retenção uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave (com mortos e feridos graves) em Portugal, a par do excesso de velocidade e da condução sob a influência do álcool, a GNR tem intensificado as ações de controlo destas matérias no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.