A cerimónia solene de abertura das duas reuniões, presidida pelo ministro de Estado da Segurança Nacional, D. Nicolás Obama Nchama, marcou o início dos trabalhos e o seu auge culminou com a passagem da presidência dos dois conselhos, de Timor-Leste para a Guiné Equatorial.
As reuniões dos dois conselhos foram o corolário de um conjunto de eventos que decorreram ao longo de dois dias, dos quais se destacam as reuniões de comissões de peritos sobre temas como: prevenção da criminalidade e policiamento de proximidade, proteção da natureza e do ambiente, trânsito e segurança rodoviária, gestão civil de crises, segurança aeroportuária, armas e explosivos, investigação criminal, prevenção e combate à imigração ilegal e tráfico de seres humanos, fluxos migratórios e rede mulher polícia.
Do programa constou ainda, a realização de um seminário internacional com o tema “Os atuais desafios de segurança na CPLP”, constituindo-se um espaço privilegiado para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas desenvolvidas por cada um dos estados-membros da CPLP.
A Guarda Nacional Republicana fez-se representar na XI reunião do conselho de chefes de polícia pelo Comandante Operacional, major-geral Rui Fernando Batista Moura, e pelo Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico e Relações Internacionais, tenente-coronel Paulo Jorge Alves Silvério.
No cômputo de todas as reuniões de peritos a Guarda assumiu a coordenação da Comissão de proteção da natureza e do ambiente, da comissão de trânsito e segurança rodoviária e em paridade com a Polícia Nacional de Angola, da comissão de gestão civil de crises.
No seminário internacional foi assumida uma intervenção pelo tenente-coronel Paulo Silvério, no painel de gestão civil de crises, sobre o tema “Pre-Deployment Training da GNR – Modelo integrado de formação e treino.”