Detalhe da Noticia


Montijo e Moita – Apreensão de 3,8 toneladas de amêijoa

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Montijo, apreendeu, ontem, dia 30 de janeiro, nas localidades da Moita e Montijo, um total de 3,8 toneladas de amêijoa japónica.

A apreensão foi efetuada no decorrer de duas ações de fiscalização, a primeira junto à praia do Gaio/Rosário, na Moita, onde os militares apreenderam 500 quilos de amêijoa que estavam prestes a ser transportados. Foi ainda possível apreender duas balanças e um crivo, destinadas à pesagem e à seleção da amêijoa, não tendo o visado licença de mariscador e apanhador.

Na segunda intervenção, que decorreu durante uma fiscalização rodoviária junto a um espaço comercial, foi possível apreender 3,3 toneladas de amêijoa acondicionada numa câmara frigorífica, sendo que o condutor não se fazia acompanhar da respetiva guia de transporte de moluscos e bivalves vivos e respetivo documento de registo. 

Em ambos os casos foram contactados os médicos veterinários responsáveis, que certificaram a sua devolução ao seu habitat natural, tendo sido levantados os respetivos processos de contraordenação.



31-01-2017 00:00:00