Durante a cerimónia, presidida pelo ministro do Interior, houve também lugar para a entrega de 20 espadas por parte do Comando da GNR à PNTL, destinadas ao treino de ordem unida pelos oficiais desta Polícia.
As autoridades locais agradeceram ao Comando da GNR todo o apoio na formação e crescimento sustentado da PNTL, segundo a mesma fonte, num modelo adequado às necessidades de Timor-Leste.
Desde dezembro de 2016 que 114 formandos da Polícia Nacional de Timor-Leste, quatro de São Tomé e Príncipe e três da Guiné Bissau, participaram no primeiro Curso de Formação de Sargentos, tendo todos superado com sucesso os seis módulos de formação que compõem o curso, concebido e ministrado maioritariamente por instrutores da Guarda.
Além da realização do Curso de Formação de Sargentos na PNTL, em Timor-Leste, desde 2011 a GNR já garantiu a formação de cerca de 1000 agentes (cerca de 25% do efetivo da PNTL), contando atualmente a cooperação desenvolvida com militares no Centro de Formação da Polícia, no Ministro do Interior, no Comando-Geral da Polícia e na Unidade Especial de Polícia.