O Major-General Pires da Silva ingressou na Academia Militar em 10 de outubro de 1978, tendo concluído o curso de Infantaria no ano de 1983.
Após um longo currículo de funções de chefia no Exército, integrou em 14 de dezembro de 2015 a Guarda Nacional Republicana, assumindo a função de Adjunto do Comandante Operacional, destacando-se aqui como grande impulsionador do desenvolvimento dos Sistemas de Informação e Comunicação na GNR e assume hoje o cargo de Comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos.
Da sua folha de serviços constam 17 louvores, dos quais três concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, quatro pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, sete por outros Oficiais Generais e três por outras Entidades. Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, três medalhas de serviços distintos - grau prata, duas medalhas de mérito militar, as medalhas de 1ª e de 2ª Classe de D. Afonso Henriques e as medalhas da missão e dos serviços meritórios da NATO.