Detalhe da Noticia


GNR resgata duas pessoas no Gerês

A Guarda Nacional Republicana, através da Equipa de Busca e Resgate em Montanha do GIPS, ontem, dia 19 de agosto, resgatou um rapaz e uma rapariga, de 18 e 19 anos respetivamente, que se tinham perdido no Parque Nacional Peneda Gerês.

Os jovens, que estavam a caminhar desde as 07:00 horas da manhã, ligaram para o Posto da Vila do Gerês, às 16:20 horas, a pedir auxílio quando perceberam que estavam perdidos. De imediato foi acionada uma Equipa de Busca e Resgate em Montanha do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), que conseguiram localizar as vítimas pelas 19:30 horas, após 3 horas de caminhada, estando as mesmas num local de difícil acesso, a uma altitude de 1 400 metros, com escarpas e vegetação muito densa.

As vítimas quando foram encontradas apresentavam um estado de fadiga extrema, não se conseguindo deslocar pelos seus próprios meios. Os militares procederam à estabilização das vítimas, prestando-lhe os primeiros socorros, uma vez que apresentavam escoriações e alguns ferimentos nos membros inferiores, tendo ainda fornecido água, comida e mantas térmicas.

Na impossibilidade de realizar o resgate aéreo no período noturno, a equipa foi reforçada com mais dois militares do GIPS que transportaram mais água, alimentos energéticos e mantas térmicas, de forma a que os jovens pudessem passar a noite nas melhores condições possíveis, dadas as baixas temperaturas que se faziam sentir.

Pelas 07:20 horas, em coordenação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil e Força Aérea Portuguesa, foi acionado um helicóptero para operação de resgate.

As vítimas foram transportadas até à localidade de Campo do Gerês, onde o INEM e os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro procederam à assistência médica às vítimas.

 



20-08-2018 00:00:00