GNR

O Comandante-Geral

Comandante-Geral Comandante-Geral

O Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso nasceu em Lisboa, a 02 de novembro de 1969, tendo ingressado na Academia Militar, em 1990, no curso de oficiais destinado à Guarda Nacional Republicana.

Foi promovido ao atual posto em 16 de agosto de 2023.

Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Militares da Academia Militar, com o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Altos Estudos Militares e com o Curso de Promoção a Oficial General no Instituto Universitário Militar.

É mestre em Alta Dirección en Seguridad Internacional, pela Universidade Carlos III de Madrid, licenciado em Direito, pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Possui, ainda, o Curso "Programa Avançado em Segurança e Defesa", ministrado pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

É auditor em Segurança Interna e especialista de reconhecida experiência e competência profissional nas áreas de Estudos de Segurança Interna e dos Fenómenos Criminais, Estudos das Crises e dos Conflitos Armados e Operações Militares.

Possui vários cursos de especialização e qualificação, dos quais se destacam os seguintes:

  • ­ Curso de Operações Especiais;
  • ­ Curso de Investigação Criminal;
  • ­ Curso de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas;
  • ­ Curso de Manutenção de Ordem Pública;
  • ­ Curso de Trânsito;
  • ­ Curso Fiscal e Aduaneiro;
  • ­ Curso de Planeamento, Avaliação e Desenvolvimento Organizacional;
  • ­ Curso de Estudos Africanos, Operações de Paz e State Building.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos da Guarda Nacional Republicana.

Entre 1996 e 2003, prestou serviço na Brigada de Trânsito, onde desempenhou, entre outras, as funções de Comandante do Destacamento de Trânsito de Carcavelos.

De 2003 a 2009, foi assessor no Gabinete do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.

A partir de 2009, desempenhou diversos cargos de docência no âmbito do Direito e da Investigação Criminal na Escola da Guarda, na Academia Militar e no Instituto Universitário Militar, sendo responsável por várias unidades curriculares dos cursos de formação, de promoção e de especialização, a militares das categorias de Oficiais, Sargentos e Guardas, destacando-se ainda, como Diretor de Formação da Escola da Guarda.

Em 2018, assumiu as funções de Comandante do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Unidade de Intervenção, antecessor da atual Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.

Desempenhou quatro missões internacionais como formador, no âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial e de Proteção Civil com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, nomeadamente, na Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, onde lecionou na área do Direito Penal e Processual Penal, Legislação e Segurança Rodoviária e, Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

A partir de 2021, com a promoção a Oficial General, desempenhou os cargos de Diretor do Departamento de Operações, Adjunto do Comandante Operacional, Comandante Operacional e 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, cargo para o qual foi nomeado em 2023.

Da sua folha de serviços constam treze louvores, dois concedidos pelo Ministro da Administração Interna, sete pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, um por oficial general e três por coronel Comandante de Unidade.

Possui, ainda, as seguintes condecorações nacionais e estrangeiras: uma Medalha de Ouro e seis Medalhas de Prata de Serviços Distintos de Segurança Pública, a Medalha de D. Nuno Álvares Pereira - Mérito da Guarda Nacional Republicana - 1.ª Classe, a Medalha de Mérito Militar de 3.ª classe, a Medalha de Assiduidade de Segurança Pública três estrelas, a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, duas Medalhas Comemorativas de Comissões de Serviço Especiais, bem como, a Cruz de Plata de la Orden del Mérito de la Guardia Civil.

Foi agraciado pelo Presidente da República, em 2007, com a Ordem Militar de Avis, Grau Cavaleiro.