GNR

Comunicado

  GNR resgata 54 migrantes na Grécia

Militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC), que se encontram destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia (Poseidon Sea 2016), resgataram na madrugada do dia 27 de junho, próximo da ilha de Chios - Grécia, uma embarcação de borracha, com 54 pessoas a bordo, das quais dez mulheres e nove crianças.

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo que estava a ser realizada pela embarcação da UCC, na qual os militares observaram a embarcação sobrelotada com migrantes.

A embarcação intercetada encontrava-se a atravessar o mar Egeu entre a Turquia e a ilha de Chios na Grécia, com o objetivo de alcançar território europeu.

As pessoas intercetadas não apresentavam ferimentos tendo sido entregues às autoridades locais em segurança.

Para efeito de divulgação, poderão ser usadas as imagens recolhidas pelos militares da UCC durante a operação de salvamento, que se disponibilizam no link: https://goo.gl/ikBFiu

A GNR participa, desde o dia 1 de abril, na missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos com 32 militares. O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar.

Desde o início da operação, a GNR:

·         Resgatou 471 migrantes;

·         Percorreu 3 459 milhas náuticas.



Data de Inserção: 28-06-2016




sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       808 200 520

   SOS Trânsito

       808 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00