GNR

Comunicado

  GNR testa redes sociais em resposta a simulacro

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com o grupo tecnológico português TEKEVER, vai testar amanhã, dia 23 de fevereiro, no Barreiro, pelas 09:00 horas, a utilidade das redes sociais na resposta das autoridades públicas de segurança a situações de emergência.

O exercício, que terá lugar no Parque Empresarial da Baía do Tejo no Lavradio - Barreiro, compreende a simulação de um sismo com várias réplicas e decorre no âmbito do projeto europeu “SOTERIA” (http://soteria.i112.eu).

Os militares da GNR no terreno serão chamados a intervir em várias situações de emergência, entre as quais se destacam:

·         Auxílio a vítimas soterradas em escombros após colapso de uma fábrica;

·         Derramamento de produtos altamente inflamáveis;

·         Busca e salvamento de três vítimas de um acidente rodoviário com queda do veículo no rio.

O Projeto “SOTERIA” insere-se no âmbito dos projetos de apoio da União Europeia à investigação e desenvolvimento, e tem como objetivo pesquisar, desenvolver e apresentar recomendações no âmbito da intervenção em emergências e conceber/desenvolver uma ferramenta que alavanque o impacto positivo das redes sociais nas situações de emergência. Esta ferramenta permitirá às organizações públicas ligadas à segurança, na ótica do safety e do security, bem como aos cidadãos, utilizarem de forma proactiva, os novos meios de comunicação móveis online dos órgãos de comunicação social para comunicarem antes, durante e após a ocorrência de uma emergência.

Pretende-se que seja fomentando deste modo, a troca bidirecional de informação útil entre as referidas organizações e os cidadãos, no caso de intervenção crítica em situações de emergência, de manutenção da ordem e tranquilidade pública e de assistência médica.



Data de Inserção: 22-02-2017




sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       808 200 520

   SOS Trânsito

       808 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00