GNR

Comunicado

  GNR e Guardia Civil no Combate ao Terrorismo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Guardia Civil realizam, entre os dias 18 e 20 de maio, através das respetivas Unidades de Intervenção, um exercício antiterrorista na zona de fronteira da estremadura espanhola (Cáceres, Mérida e Badajoz) e na área das cidades de Estremoz e Ponte de Sor, no território português.

O exercício designado de “Barreira Ibérica 2016”, visa reforçar a cooperação deste tipo de unidades especiais em operações internacionais, fundamentalmente enquadradas no âmbito da EUROGENDFOR (Força de Gendarmerie Europeia) por um lado e, por outro,  desenvolver ações na fronteira comum entre ambos os países na luta contra o terrorismo.

O exercício final ocorrerá amanhã, dia 20 de maio, pelas 11:30 horas, na zona de Vila Fernando (ver mapa em anexo). Neste exercício vão ser realizadas diversas ações pelo Grupo de Intervenção de Operações Especiais da GNR e Grupo de Acción Rápida da Guardia Civil, no sentido de neutralizar uma célula terrorista instalada nesta localidade.

A decisão da realização deste exercício conjunto foi tomada numa reunião bilateral entre as duas forças de segurança, ocorrida a 26 de junho de 2015 em Valença do Minho, visando desenvolver e reforçar as seguintes áreas:

·         Planeamento conjunto;

·         Estabelecimento de um sistema de comando e controlo único;

·         Adaptação de técnicas e procedimentos;

·         Interoperabilidade entre ambas unidades;

·         Evolução da resolução dos incidentes;

·         Definição das lições aprendidas.

No exercício serão empenhados 30 operacionais de Operações Especiais de cada uma das congéneres, num total de 60 elementos, para além um centro de controlo e avaliação do exercício, em Mérida, guarecido por elementos de ambas as congéneres.



Data de Inserção: 19-05-2016