O Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, estará presente na primeira ação desta campanha, que terá lugar amanhã, dia 14, às 14H00, na Avenida da Índia, em Lisboa.
A decorrer entre 14 e 20 de outubro de 2025, a campanha visa alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, por ser uma das principais causas dos acidentes nas estradas, responsável por cerca de 60% das infrações registadas.
Importa lembrar que a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Por exemplo, num atropelamento, se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências para o peão serem mortais é na ordem dos 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 90%.
A campanha integrará:
As ações de sensibilização da ANSR ocorrem em simultâneo com operações de fiscalização das Forças de Segurança nas seguintes datas, horários e localidades:
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e dos demais utentes da estrada:
Esta é a décima das 11 campanhas planeadas para este ano, no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, será realizada mais uma campanha, em novembro, com ações de sensibilização e de fiscalização.
As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente, pela ANSR, a GNR e a PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos.
À semelhança de 2024, no PNF de 2025 os temas das campanhas de sensibilização e de fiscalização são: velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas a motor.
A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas, através da adoção de comportamentos seguros na estrada.
Para mais informações, contactar: