O Comando Territorial de Faro, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Faro, no dia 26 de abril, deteve um homem de 27 anos por violência doméstica, no concelho de São Brás de Alportel.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência psicológica e emocional contra a vítima, sua companheira de 21 anos.
Na sequência do acionamento, por parte da vítima, do sistema de teleassistência a vítimas de violência doméstica, foram mobilizados meios para a habitação onde a mesma se encontrava, tendo sido dado cumprimento a um mandado de detenção para o suspeito e a quatro mandados de busca, duas domiciliárias e duas em veículos, que culminaram na apreensão do seguinte material:
O detido foi constituído arguido e presente ao Tribunal Judicial de Faro, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Olhão.
A ação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro, do Destacamento de Intervenção (DI) de Faro, assim como do Posto Territorial de Faro.
A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe: