O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Praia da Vitória, no dia 1 de maio, apreendeu 11,82 quilos de lapas (Patella aspera) capturadas ilegalmente em época de defeso, no concelho de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.
No âmbito de diversas ações de fiscalização direcionadas à atividade piscatória, os militares da Guarda detetaram cinco indivíduos, com idades compreendidas entre os 57 e os 70 anos, a apanhar e a vender lapas, em várias zonas do referido concelho. As ações resultaram na apreensão de 11,82 quilos de lapas, bem como na identificação dos cinco suspeitos e na elaboração de cinco autos de contraordenação, que serão remetidos à Inspeção Regional das Pescas e dos Usos Marítimos, entidade administrativa competente.
Os moluscos, por se encontrarem vivos e em boas condições, foram devolvidos ao seu habitat natural.
A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.