A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, no dia 12 de agosto, constituiu arguidos dois homens de 20 e 58 anos, por fraude fiscal e branqueamento de capitais, e apreendeu cerca de 300 mil euros em numerário no concelho de Vila do Conde.
No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária direcionada ao controlo de bens em circulação, os militares da Guarda procederam à fiscalização de um veículo ligeiro de passageiros que circulava na Estrada Nacional n.º 13 (EN13), em Vila do Conde. No interior do veículo, seguiam dois cidadãos que transportavam cerca de 300 mil euros em numerário.
O montante em causa não se encontrava acompanhado de qualquer documentação que comprovasse a sua proveniência ou destino, tendo sido recolhidos indícios de ocultação perante a administração tributária.
A operação culminou na constituição dos suspeitos como arguidos por fraude e branqueamento de capitais, bem como na apreensão da totalidade do montante e de um telemóvel.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.
No âmbito das suas competências específicas, a UAF continuará a desenvolver a sua missão tributária na prevenção dos ilícitos que contribuem para o não cumprimento das obrigações fiscais e aduaneiras, tal como definido na legislação comunitária e nacional, combatendo assim a economia paralela e as práticas de fraude e evasão fiscais.