A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) de Faro, no dia 11 de setembro, apreendeu 2 660 cigarros, 76 mililitros de tabaco líquido e 4,9 litros de bebidas alcoólicas, por introdução irregular no consumo, no concelho de Albufeira.
No âmbito de diversas ações de fiscalização a estabelecimentos comerciais situados naquele concelho, os militares da Guarda detetaram e apreenderam 2 660 cigarros, 76 mililitros de tabaco líquido e 4,9 litros de bebidas alcoólicas, alguns com estampilha fiscal de anos transatos e outros sem estampilha. O material foi apreendido, conforme previsto no Código dos Impostos Especiais do Consumo (CIEC).
Durante a operação, foi identificado um homem de 50 anos, tendo-lhe sido elaborado um auto de contraordenação por introdução irregular ao consumo.
O valor dos produtos apreendidos ascende a 1 502,57 euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado ao Estado um prejuízo estimado em cerca de 345 euros.
No âmbito das suas competências específicas, a UAF continuará a desenvolver a sua missão tributária na prevenção dos ilícitos que contribuem para a comercialização de produtos sujeitos a Impostos Especiais de Consumo através de circuitos marginais, combatendo assim a economia paralela e as práticas de fraude e evasão fiscais.