A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), no âmbito da sua missão de patrulhamento e vigilância marítima, ontem, dia 15 de setembro, apoiou um veleiro de pavilhão estrangeiro que se encontrava em dificuldades após incidente com orcas, ao largo da Costa da Caparica.
Durante uma ação de patrulhamento, a embarcação CPV P01 Bojador prestou apoio a um veleiro que, a cerca de 10 milhas náuticas da Costa da Caparica, sofria sucessivos embates no patilhão provocados por orcas. Nessa circunstância, a tripulação iniciou tentativas de contacto via VHF com a Maritime Rescue Coordination Centre (MRCC) Lisboa, ao mesmo tempo que solicitava auxílio, manifestando a intenção de seguir para o porto de Cascais. Perante o pedido de auxílio, a CPV Bojador acompanhou e prestou o apoio necessário, garantindo as condições de segurança durante todo o trajeto até ao destino pretendido.
A pronta intervenção da GNR, através da UCCF, reflete o seu compromisso permanente de garantir a segurança da navegação e das pessoas no mar, assegurando a vigilância, fiscalização e controlo das fronteiras marítimas nacionais, contribuindo de forma decisiva para a salvaguarda da vida humana e proteção da orla costeira.