O Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Torre de Moncorvo (NPA), no dia 19 de setembro, deteve um homem de 77 anos por incêndio florestal, no concelho de Torre de Moncorvo.
Na sequência de um alerta que reportava a ocorrência de um incêndio florestal, deflagrado na localidade de Felgueiras, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde desenvolveram diligências policiais que permitiram identificar e intercetar o suspeito. No decurso da ação, apurou-se que o incêndio resultou de uma queima de sobrantes não autorizada, realizada pelo suspeito, a qual se descontrolou depois de ter sido iniciada através da utilização de um isqueiro.
A ação culminou na detenção do indivíduo em flagrante delito.
O detido foi constituído arguido e será presente hoje, dia 22 de setembro, ao Tribunal Judicial de Torre de Moncorvo, para aplicação das medidas de coação
A Guarda Nacional Republicana mantém-se vigilante na prevenção e combate aos incêndios rurais, contribuindo ativamente para a responsabilização criminal dos seus autores e para a proteção de pessoas, bens e do património natural.
A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.
A GNR relembra ainda que:
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.