O Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Canha, no dia 3 de novembro, deteve um homem de 32 anos e constituiu arguidos outros dois de 36 e 32 anos, pela prática de crime de burla, no concelho do Montijo.
Na sequência de uma denúncia de burla, no concelho de Montemor-o-Novo, os militares da Guarda desenvolveram diligências de investigação que permitiram apurar que os suspeitos atuavam de forma organizada, selecionando vítimas em situação de especial vulnerabilidade, em particular devido à idade, abordando-as com recurso a sinais luminosos e sonoros, levando-as a imobilizar as suas viaturas.
No seguimento da abordagem, um dos suspeitos aproximava-se e identificava-se falsamente como elemento de um órgão de polícia criminal, exibindo uma carteira profissional, fazendo a vítima acreditar que tinha cometido uma infração rodoviária, levando-a a efetuar um pagamento imediato.
No âmbito das diligências policias, os militares da Guarda conseguiram identificar e localizar a viatura e os suspeitos do ilícito, na localidade de Pegões, tendo sido realizadas revistas pessoais de segurança aos suspeitos e uma busca à viatura utilizada.
Da ação resultou a detenção de um dos suspeitos e a constituição de arguido dos outros dois, bem como a apreensão do seguinte material:
O suspeito detido foi constituído arguido e presente no Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto com os outros dois arguidos e apresentações bissemanais no posto policial da sua área de residência.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Palmela.