O Comando Territorial de Braga, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Braga, no dia 27 de novembro, deteve um homem de 82 anos, por danos contra a natureza, por meios e processos proibidos, na freguesia de Gualtar, no concelho de Braga.
No âmbito de uma ação de patrulhamento ambiental, os elementos do SEPNA detetaram a presença de engenhos (armadilhas e chamarizes) para a captura ilegal de aves autóctones, numa zona agrícola de Gualtar.
Na sequência da ação, foram realizadas diligências policiais que culminaram na identificação e detenção do suspeito, bem como na apreensão do seguinte material:
Os exemplares e as gaiolas foram entregues ao Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O detido foi constituído arguido, e será presente no Tribunal Judicial de Braga, para aplicação das medidas de coação.
A GNR, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.