O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Sintra, no dia 15 de dezembro, deteve dois homens, de 33 e 34 anos, por furto de carteira a turistas, no concelho de Sintra.
No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram os suspeitos em flagrante delito, motivo que levou à sua detenção. No seguimento das diligências policiais, foi possível apurar que os suspeitos atuavam em locais de grande aglomeração de pessoas, nomeadamente junto a terminais de tomada e largada de passageiros, aproveitando a confusão para se dissimularem entre os turistas. A atuação era de tal forma subtil que, no momento da abordagem policial, as vítimas ainda não se tinham apercebido de que tinham sido alvo de furto.
Após a interceção dos suspeitos, apurou-se ainda que os detidos utilizavam viaturas alugadas para ocultar o produto dos furtos e dificultar a sua identificação em eventuais fiscalizações aleatórias, evidenciando um modo de atuação organizado e reiterado. Os suspeitos foram intercetados na posse de bens furtados, nomeadamente 2 250 euros em numerário, valor que foi restituído às vítimas.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Sintra.