Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), integrados na Reserve Formed Police Unit (RFPU) da Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR), projetada em reforço da missão EULEX Kosovo, no dia 16 de dezembro, foram condecorados com a Medalha de Serviço da Política Comum de Segurança e Defesa, em reconhecimento pelo serviço prestado desde a sua projeção.
A cerimónia de imposição de medalhas (Medal Parade), atribuídas aos militares da força multinacional da EUROGENDFOR – RFPU, que integra 24 militares da GNR, 26 da Arma dei Carabinieri italiana, 31 da Gendarmerie Nationale francesa, dois da Koninklijke Marechaussee holandesa e um da Żandarmeria Wojskowa polaca, foi presidida pelo Head of Mission da missão EULEX Kosovo, Giovanni Pietro Barbano. A cerimónia contou ainda com a presença do Head of Police Information and Operations Component da EULEX Kosovo, Coronel Catorze Pereira, da GNR, bem como de diversas entidades nacionais e internacionais.
Relembra-se que a Guarda, em representação de Portugal, assumiu, no dia 28 de novembro de 2024, a Presidência do Comité Interministerial de Alto Nível (CIMIN) da EUROGENDFOR, coordenando a cooperação internacional desta força multinacional durante o ano de 2025.
No âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente com a União Europeia, em 2018, 2022 e 2025, a GNR disponibilizou militares para integrar duas RFPU da EUROGENDFOR, em apoio à missão da União Europeia no Kosovo, no seu papel de segunda resposta em matéria de segurança no âmbito da estrutura de segurança daquele território. A RFPU é comandada por um major da Gendarmerie Nationale francesa, coadjuvado por um segundo-comandante da Arma dei Carabinieri, e integra militares de diversas valências da GNR, com especial destaque para a manutenção e o restabelecimento da ordem pública.
A EUROGENDFOR, com génese em 2004 e formalmente criada através do Tratado de Velsen, em 2007, é composta por forças gendármicas de países europeus, tendo como missão a resposta rápida a crises internacionais, promovendo a segurança e a estabilização em áreas de conflito ou em cenários pós-conflito.
É para a Guarda Nacional Republicana motivo de elevado orgulho representar Portugal nesta missão, quer através do Comando desta Força de Reserva, quer através da projeção dos militares portugueses que integram a missão.