No período compreendido entre as 00h00 do dia 18 de dezembro de 2025 e as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2025, correspondente à segunda fase, período do Natal, da Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou os seguintes dados operacionais, resultantes das ações desenvolvidas pelos militares da Guarda, diariamente empenhados na prevenção da criminalidade, no patrulhamento rodoviário e na prestação de auxílio aos condutores, com o objetivo de garantir a segurança das deslocações e o normal decorrer das festividades:
No âmbito da prevenção e sensibilização, destacam-se:
No âmbito da fiscalização rodoviária, destacam-se:
No que concerne aos acidentes com vítimas mortais, importa referir que os mesmos dizem respeito a:
Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:
A GNR reafirma o seu compromisso de trabalhar para a segurança da população, sobretudo num período onde o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado. Contamos com o contributo e a responsabilidade de todos para que estas festividades sejam celebradas em segurança e sem tragédias a lamentar.
A Guarda alerta ainda para o aumento do risco de burlas e fraudes associado aos períodos de saldos e promoções que se seguem às festividades natalícias.
Durante esta fase, é frequente o surgimento de esquemas fraudulentos, aproveitando-se os burlões da maior procura por ofertas e descontos para enganar os consumidores. Nesse sentido, a GNR reforça a importância da prudência e da vigilância, alertando para práticas fraudulentas recorrentes, nomeadamente a criação de sites falsos, a divulgação de ofertas excessivamente vantajosas e a utilização indevida de dados pessoais ou bancários.
O objetivo da Guarda é que, terminada esta quadra natalícia, a entrada no novo ano decorra como um período de união entre familiares e amigos, em segurança.