O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mangualde, ontem, dia 29 de dezembro, deteve quatro homens, com idades compreendidas entre os 28 e os 62 anos, por posse ilegal de armas, nos concelhos de Mangualde, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.
No âmbito de uma investigação por ameaças e posse de armas ilegais, que decorria desde janeiro de 2024, os militares da Guarda deram cumprimento a 13 mandado de busca, nomeadamente seis domiciliárias, cinco em veículos, uma em loja comercial e uma em armazém, em diversos concelhos do distrito de Viseu.
Na sequência das diligências policiais foram detidos quatro homens e apreendido diverso material, destacando-se:
Os detidos serão presentes hoje ao Tribunal Judicial de Viseu, para aplicação das respetivas medidas de coação.
Esta operação contou com o reforço de militares da valência territorial, da estrutura de Investigação Criminal (IC), do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Moimenta da Beira, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Mangualde, do Destacamento de Intervenção (DI) de Viseu, e com o apoio do Núcleo de Armas e Explosivos da Policia de Segurança Pública (PSP) do Comando Distrital de Viseu.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.