A GNR, em parceria com a E-REDES, desenvolve uma campanha de sensibilização e de proximidade com a população idosa, com o objetivo de alertar para eventuais burlas a que esta pode estar sujeita, nomeadamente por indivíduos que se fazem passar por falsos funcionários da E-REDES e que tentam enganar estas pessoas através de supostas cobranças de serviços.
Neste sentido, são anualmente produzidos pela E-REDES cerca de 25 mil calendários, os quais são distribuídos pela GNR em todos os distritos do território continental, junto da população em situação de maior vulnerabilidade, em virtude da idade, condição física, psicológica ou de outros fatores suscetíveis de comprometer a sua segurança. Esta iniciativa visa prevenir e combater o isolamento social, bem como alertar e sensibilizar familiares e cuidadores, através do reforço de comportamentos de autoproteção, tendo como principal objetivo reduzir o risco dos idosos serem vítimas deste tipo de criminalidade.
Com a distribuição anual dos calendários são igualmente divulgados os contactos da GNR e da E-REDES, incluindo um campo específico para identificação do militar e do posto da GNR de referência, bem como os contactos do apoio ao cliente, das avarias elétricas e da leitura de contadores da E-REDES.
A ação abrange mais de 40 mil idosos previamente sinalizados no âmbito da Operação Censos Sénior, que decorreu no mês de outubro. A distribuição dos calendários integra-se num conjunto de iniciativas desenvolvidas pela GNR no âmbito do Programa Idosos em Segurança e envolve mais de 400 militares da GNR que, em articulação com colaboradores da E-REDES, acompanham esta ação junto da comunidade.
Esta iniciativa constitui mais um passo relevante no esforço contínuo da GNR e da E-REDES para proteger os cidadãos mais vulneráveis e promover um maior sentimento de segurança na população.