O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Pombal, detetou, no dia 13 de janeiro, uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Pombal.
No decurso de uma ação de patrulhamento em espaço florestal, os militares do SEPNA detetaram uma linha de água com evidentes indícios de contaminação por efluentes pecuários. Após percorrerem a referida linha de água no sentido montante, foi possível localizar a origem da fonte poluidora, correspondendo a uma exploração pecuária (suinicultura), que se encontrava a efetuar a descarga contínua de efluentes diretamente para a Ribeira do Travasso, afluente do rio Arunca, pertencente à bacia hidrográfica do Mondego.
Desta ação resultou a identificação da exploração pecuária, tendo sido elaborado um auto de contraordenação ambiental por rejeição de efluentes suinícolas em linha de água, sem a necessária autorização da entidade competente.
O processo foi remetido à Agência Portuguesa do Ambiente – Administração Regional Hidrográfica do Centro, sendo a infração punível com uma coima que pode atingir o valor máximo de 144 000 euros.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental, apelando à denúncia de eventuais situações que a afetem. Para tal, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.