O Comando Territorial de Santarém, através dos Postos Territoriais de Benavente e de Coruche, no dia 14 de janeiro, constituiu arguidos dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 22 e os 47 anos, pelo crime de furto de duas éguas, no concelho de Benavente.
Na sequência de uma denúncia efetuada pelo proprietário dos animais, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais com vista à identificação dos suspeitos. No decurso dessas diligências, foi dada ordem de paragem ao veículo onde os suspeitos seguiam, o qual circulava na Estrada Nacional 119, no concelho de Coruche.
Durante a fiscalização ao veículo, foi possível verificar que no seu interior se encontravam dois equídeos com características coincidentes com as dos animais furtados, encontrando-se ambos em aparentes boas condições de saúde.
Os animais foram restituídos ao seu legítimo proprietário, que formalizou queixa junto desta Guarda contra os suspeitos.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente.
A Guarda relembra ainda que a denúncia deste e qualquer outro crime é extremamente importante, para que os recursos existentes sejam empenhados segundo uma lógica de prioridades, após ponderação e análise dos vários critérios de decisão, sendo fundamental o conhecimento das ocorrências/situações que se vão verificando na zona de ação. Significa isto que, existe a necessidade, por parte de vítimas ou lesados, da formalização de queixa ou informação de situações, sendo a denúncia fundamental para auxiliar a monitorização do fenómeno e a gestão operacional dos recursos disponíveis para áreas onde o crime poderá ser mais incidente.