A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, nos dias 17 e 18 de janeiro, apreendeu mais de 1 200 quilos de crustáceos e bivalves, na localidade da Torreira, no concelho de Aveiro.
No âmbito de várias ações de fiscalização realizadas nas proximidades da Ria de Aveiro, com o objetivo de controlar as normas que regulam a captura, transporte e armazenamento de crustáceos e moluscos bivalves vivos, os militares da Guarda intercetaram e fiscalizaram duas viaturas.
No seguimento das fiscalizações, foram identificados dois homens de 54 e 43 anos, que transportavam a carga sem a documentação necessária e obrigatória. De referir, que as normas infringidas constituem contraordenações puníveis com coima que pode ascender aos 25 000 euros.
No seguimento da ação foram apreendidos crustáceos e bivalves, num valor estimado de 8 500 euros, nomeadamente:
Tanto o caranguejo como os bivalves foram encaminhados para a lota de Aveiro, a fim de ser aferido o seu peso total e respetivas dimensões, tendo sido de seguida devolvidos ao seu habitat natural.
A rastreabilidade dos produtos da pesca é crucial para o consumidor, garantindo segurança alimentar, qualidade e transparência (origem, espécie, método de captura), permitindo escolhas mais informadas e sustentáveis.