O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel, no dia 21 de janeiro, recuperou um relógio furtado avaliado em cerca de 8 000 euros, no concelho de Matosinhos.
No âmbito de uma informação relativa a um crime de furto, ocorrido no concelho de Ovar, os militares da Guarda realizaram diligências de investigação que culminaram na localização e identificação de duas mulheres, com 15 e 47 anos, e de um homem de 25 anos.
No decorrer da ação, foi apurado que os suspeitos abordavam pessoas idosas em parques de estacionamento de superfícies comerciais, apresentando propostas de cariz sexual, com o intuito de distrair as vítimas e se apoderarem de objetos pessoais. Com este modo de atuação, no dia 20 de janeiro, os suspeitos abordaram uma vítima, um homem de 73 anos, na localidade de Ovar, tendo conseguido furtar-lhe um relógio. Foi ainda registada uma segunda tentativa na cidade de Paredes, onde a vítima conseguiu reagir e afastar uma das suspeitas, apresentando posteriormente queixa no Posto Territorial de Paredes.
Os suspeitos foram localizados na cidade de Penafiel e intercetados na cidade de Matosinhos. No seguimento da ação, foram realizadas duas buscas domiciliárias, que permitiram recuperar o relógio furtado, o qual foi entretanto entregue ao seu legítimo proprietário.
Os suspeitos foram constituídos arguidos, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Paredes e ao Tribunal de Família e Menores de Paredes, no caso da menor de 15 anos.
Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Ovar.