A Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) de Faro, no dia 23 de janeiro, apreendeu 1 050 quilos de tabaco triturado, no concelho de Loulé.
No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária de âmbito tributário, os militares da Guarda procederam à apreensão de 1 050 quilos de tabaco triturado, bem como de uma viatura ligeira de mercadorias e um telemóvel.
No âmbito da fiscalização, foi possível apurar que o tabaco apreendido não ostentava a estampilha especial legalmente exigida para a sua detenção, circulação e comercialização em território nacional, verificando-se ainda a inexistência de qualquer documento justificativo relativo à sua produção, circulação e introdução no consumo.
Da ação resultou a elaboração de um auto de notícia pelo crime de introdução fraudulenta no consumo, tendo sido constituídos dois arguidos do sexo masculino, ambos com 24 anos de idade.
Os factos foram comunicados ao Ministério Público de Loulé.
O valor comercial do tabaco apreendido ascende a cerca de 52 500 euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado português estimado em aproximadamente 216 000 euros, em sede de Imposto Especial de Consumo (IEC).