O Comando Territorial de Lisboa, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Sintra, no dia 18 de fevereiro, deteve três mulheres e 17 homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos, nos concelhos de Mafra, Sintra e Setúbal.
No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de dois anos, os militares da Guarda desenvolveram uma mega operação policial, com vista ao desmantelamento de uma rede organizada de tráfico de estupefacientes com ramificações internacionais.
No decurso da operação, foi dado cumprimento a 14 mandados de detenção fora de flagrante delito, incluindo um Mandado de Detenção Europeu executado pelas autoridades espanholas, designadamente pela Guardia Civil, tendo ainda sido detidos seis homens em flagrante delito.
No decorrer da ação, foi também dado cumprimento a 21 mandados de busca domiciliária e 17 mandados de busca não domiciliária, das quais quatro foram cumpridas em território espanhol (três domiciliárias e uma não domiciliária), culminando na apreensão de diverso material, entre o qual se destacam:
Ao longo dos dois anos de investigação, foi também possível apreender e recuperar:
Os detidos, todos com antecedentes criminais, serão presentes no Tribunal Judicial de Sintra para a aplicação das respetivas medidas de coação.
O conjunto de ações contou com o reforço da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, da Unidade de Acção Fiscal, da Unidade de Intervenção, dos Comandos Territoriais de Setúbal e Santarém, e da Direção de Investigação Criminal, bem como com o apoio da Polícia de Segurança Pública e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Dada a dimensão transnacional da organização, a investigação contou com a estreita cooperação das autoridades espanholas, nomeadamente através dos elementos da Guardia Civil - Comandancia de Cadiz.