A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Aveiro, em colaboração com a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), no dia 30 de janeiro, localizou um idoso de 69 anos, na localidade de Pardilhó, no concelho de Estarreja.
No seguimento de uma denúncia relativa ao desaparecimento de um homem, após se ter ausentado da sua residência cerca das 16h30 do dia 29 de janeiro, os militares da Guarda encetaram de imediato diligências policiais com vista à sua localização. Na sequência da ação, foram prontamente acionados meios de busca do Destacamento Territorial de Ovar, tendo ainda sido solicitada a intervenção da equipa de aeronaves não tripuladas (drones) da GNR e o empenhamento de um binómio cinotécnico do Destacamento de Intervenção (DI) de Aveiro.
O idoso acabou por ser localizado na madrugada do dia 30 de janeiro, através da equipa de drones, numa zona de mato nas imediações da sua residência. Apesar de se encontrar consciente, foi-lhe prestada a assistência necessária e realizada uma avaliação inicial do seu estado de saúde, tendo sido posteriormente assegurado o transporte para uma unidade hospitalar, para avaliação clínica.
O desaparecimento de idosos é um fenómeno ao qual a Guarda tem dedicado especial atenção, não só pelo esforço desenvolvido na rápida localização de pessoas desaparecidas, mas também pela aposta contínua na prevenção deste tipo de ocorrências.
Nesse sentido, a Guarda alerta para as seguintes recomendações:
A ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Estarreja.