A utilização destes dispositivos reduz a ocorrência e/ou gravidade de lesões sofridas pelos ocupantes de uma viatura em caso de acidente de viação, pelo que a GNR tem dado particular atenção à ações de prevenção e fiscalização desta matéria.
Em 2016, foram registadas até à data cerca de 19 mil infrações, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 26% em relação a 2015 (mais de 24 mil), repartidas do seguinte modo por distritos:
Distrito
Excessos
2015
2016
Aveiro
2 236
2 069
Beja
534
371
Braga
2 841
2 003
Bragança
598
370
Castelo Branco
530
477
Coimbra
1 330
966
Évora
339
269
Faro
1 436
1 368
Guarda
482
461
Leiria
1 459
1 478
Lisboa
2 231
1 460
Portalegre
294
192
Porto
4 301
3 567
Santarém
1 256
998
Setúbal
1 569
1 023
Viana do Castelo
979
592
Vila Real
892
469
Viseu
1 043
737
TOTAL
24 350
18 870
Esta operação, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.
Sendo a não utilização dos sistemas de retenção uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave (com mortos e feridos graves) em Portugal, a par do excesso de velocidade e da condução sob a influência do álcool, a GNR tem intensificado as ações de controlo destas matérias no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.