GNR

Comunicado

  Balanço da atividade da Unidade Controlo Costeiro

Decorreu hoje, dia 24 de outubro, a cerimónia do dia da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), a qual foi presidida pela Ministra da Administração Interna, Professora Doutora Constança Urbano de Sousa.

A UCC garante a preservação da lei em terra e no espaço marítimo nacional até às 12 milhas náuticas. Durante 24 horas por dia e todos os dias do ano, a UCC vigia a costa e o mar territorial, executa patrulhamentos apeados, motorizados e costeiros, controla embarcações e respetivas cargas, fiscaliza atividades de pesca, pugna pela proteção da natureza nas zonas litorais, e coopera na proteção dos portos e do transporte marítimo, para além de outras tarefas de índole geral.

Da atividade operacional realizada no último ano destacam-se os seguintes dados, quando comparativamente com 2015:

·         Aumento de cerca de 5% nos patrulhamentos, totalizando cerca de 21 mil, dos quais 1 463 costeiros;

·         Aumento de 21% nos autos de várias naturezas;

·         Aumento de 25% no valor do pescado apreendido por fuga à lota ou pesca ilegal (cerca de 300 toneladas e valor total aproximado de 2,6 milhões de euros).

No capítulo do combate ao narcotráfico, as interceções concretizadas autonomamente pela UCC resultaram na apreensão de cerca de 3,5 toneladas haxixe, de duas embarcações e de uma viatura, assim como na detenção de quatro indivíduos.

De salientar, igualmente, as interações em apoio e complementares à atuação da Polícia Judiciária e também da Guardia Civil de Espanha, que no seu conjunto redundaram na apreensão de mais de 4 toneladas de haxixe, de três embarcações e de duas viaturas, bem como na detenção de sete indivíduos.

Relativamente a outra competência específica da UCC - a gestão e operação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), destaca-se as 146 252 embarcações monitorizadas durante o último ano, na garantia da  vigilância do mar territorial continental e respetivo efeito preventivo de ilícitos.

Outra importante vertente deste esforço europeu, reside nas missões internacionais, sob coordenação da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia FRONTEX. Desde a sua criação, em 2009, militares da UCC têm participado anual e ininterruptamente nestas missões, num total de 26 operações em sete países europeus distintos, na prossecução de tarefas de deteção e resgate com embarcações, e de vigilância e patrulhamento com viaturas e aparelhos de visão noturna. Desde o início do ano e até meados deste mês, 80 militares, duas embarcações e três viaturas, navegaram 8 104 milhas náuticas e efetuaram 3 980 horas de patrulhamento e percorreram 18 383 quilómetros. 

Importa, sobretudo, relevar o mais nobre objetivo destas operações: a salvaguarda de vidas humanas. Ao longo destes oito anos, os militares da UCC identificaram 8 311 imigrantes irregulares e resgataram 2 168 em águas europeias, grande parte no mar Egeu entre a Grécia e a Turquia.

Junta-se link de vídeo com as principais atividades desenvolvidas pela UCC, podendo ser feita a sua divulgação: https://goo.gl/4B8AWt.



Data de Inserção: 25-10-2016




sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       800 200 520

   SOS Trânsito

       800 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00