GNR

Comunicado

  Operação Álcool e Drogas

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, durante toda a semana (de 6 a 12 de junho) e em todo o território nacional, a fiscalização da condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas. As ações serão direcionadas sobretudo para as vias e locais onde as infrações por excesso de álcool e por consumo de substâncias psicotrópicas são mais frequentes.

Desde o início do ano, foram submetidos ao teste de alcoolemia cerca de 516 mil condutores, dos quais:

  • 10 855 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei (menos 1 153 ou seja, menos 10% do que em igual período de 2015), distribuídos geograficamente em anexo.

Do total das infrações detetadas, 41% (4 462) resultaram em detenções de condutores, por conduzirem com TAS crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).

Esta operação será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR - www.euro-controle-route.eu/site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.



Data de Inserção: 06-06-2016