Invista na sua privacidade. Procure definir com cuidado as suas definições de privacidade na rede social onde está inscrito.
Limite a sua lista de amigos. Não adicione de forma arbitrária pessoas à sua rede de contactos sociais. Adicione apenas pessoas que respeitem a sua privacidade.
Tenha cuidado com as informações que publica nas redes sociais. Pense que podem existir pessoas mal intencionadas que as podem usar para violar a sua privacidade.
Evite encontrar-se de forma descuidada com pessoas que conheceu em Redes Sociais. Deve obter informações confiáveis sobre elas, e se marcar um encontro mencione isso a uma pessoa da sua confiança.
Consiste no uso excessivo da Internet por largos períodos de tempo. Normalmente os seus utilizadores perdem autonomia física, psíquica ou intelectual.
Converse com os seus filhos, procurando saber porque estão tanto tempo ligados à Internet e para que fins a utilizam.
Não deve proibir o acesso à Internet, mas defina regras quanto à sua utilização. Essas regras podem incluir limitar os períodos de acesso a ela.
Encoraje os seus filhos a participar em outras actividades, de preferência de natureza física ou ao ar livre de modo a promover interações sociais na vida real.
São regras de respeito e de etiqueta que devem ser assumidas nas relações que as pessoas devem ter umas com as outras na Internet. Estas regras são um sinal de Cidadania Digital
Conselhos:
Não utilize uma linguagem imprópria quando comunica com outras pessoas através da internet.
Lembre-se que a internet é um espaço de convívio como qualquer outro pelo que o bom senso e a correção devem sempre ser seguidos.
Para acautelar a sua “reputação digital” pense na informação pessoal que publica nas redes sociais ou blogs, ou que envia via e-mail que pode comprometer a sua reputação.
 ara assegurar a segurança da informação residente nos sistemas informáticos de uma organização é aconselhável existir um Regulamento de Utilização dos Recursos Informáticos.
 Os utentes dos sistemas informáticos de uma organização tem direito à sua vida privada e à privacidade da sua correspondência eletrónica.
 Lembre-se que na organização a que pertence deve assumir condutas de cortesia na troca de emails.
 Os utentes não devem criar, executar ou retransmitir qualquer software de índole suspeita ou ilegal na sua organização.