GNR

Projeto - Residência Segura


Projeto - Residência Segura

Projecto no âmbito do Policiamento de Proximidade e Segurança Comunitária, iniciado de 2010, em resposta a um aumento do sentimento de insegurança, provocado pela ocorrência de vários roubos com violência a residências, localizadas em zona de difícil acesso no concelho de Loulé, no final de 2009. O projecto direcciona meios humanos e materiais em regime de exclusividade, da Secção de Programas Especiais do DTerLoulé, do CTerFaro, com o objectivo de prevenir a criminalidade contra as comunidades, maioritariamente estrangeiras, residentes em locais isolados.

Os procedimentos adoptados passam pela georeferenciação de todas as residências isoladas, para uma melhor localização em caso de ocorrência, permitindo desse modo direccionar o patrulhamento de proximidade, possibilitado por equipamentos de GPS e a elaboração de folhetos em português e inglês com conselhos, disponibilizando também o contacto telefónico da Equipa Residência Segura. Tem como parceiros o Governo Civil de Faro que forneceu os GPS e os PDA e a Camâra Municipal de Loulé que atribuiu uma equipa de apoio psicológico.

Em Junho por despacho do Exm° Tenente General Comandante Operacional foi considerado como boa prática, tendo sido divulgado pelo dispositivo da GNR; O projecto Residência Segura foi escolhido pela DGAI como o representante nacional no Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, tendo como tema este ano Por uma Casa Segura, numa Comunidade mais Segura, através da Prevenção, do Policiamento e da Reinserção.

sosGNR
Guarda Nacional Republicana

   e-Serviços

.  Acidentes Rodoviários

.  Perdidos e Achados

.  Queixa Electrónica

.  Ciber-challenge

.  Segurança Privada


   SOS Emergência

       Linha 112

   SOS Ambiente

       800 200 520

   SOS Trânsito

       800 201 855

   SMS Segurança

       96 101 02 00